Blog

Quando Sou Fraca Então É Que Sou Forte

11 novembro 2014 / Reflexões, Vida Cristã / Comente

Enfim, aconteceu algo que eu já imaginava que aconteceria. Desde sexta estou tendo crises de ansiedade/pânico constantes.Elas aparecem do nada e me deixam apavorada e debilitada. A impressão é que vou morrer. Começam de forma mansa, com uma falta de ar e logo depois começam os outros sintomas, juntamente com uma piora do sintoma inicial: a falta de ar. Parece que tenho asma, mas na verdade eu sei que não tenho, pois consigo limpar a casa, subir e descer as escadas (moro no terceiro andar) e fazer meu treino pesado diariamente, sem sofrer com a respiração. A falta de ar aparece e desaparece quando bem quer, ou seja, ansiedade pura.
Como eu disse acima, já imaginava que isso iria acontecer. Primeiramente porque eu sofro disso há anos já e sei que tenho meus altos e baixos e essas crises sempre voltam. E em segundo lugar, as condições que tenho vivido são favoráveis às crises de ansiedade: longe das pessoas que eu amo, morando num país estranho, passando muito tempo sozinha, sem uma rotina fixa… Tudo isso contribui para a ansiedade e as crises fortes. E como têm sido fortes essas crises! Quase não consigo controlá-las.

Sempre que passo por isso, gosto de analisar esse momento de pânico à luz da minha fé. Será que eu, sendo uma pessoa crente em Deus, nao deveria ser mais forte? Essas crises de pânico não são sinais de que na verdade não tenho fé? Nunca conheci ao Senhor verdadeiramente? Se eu creio em Deus, não deveria ter uma vida só de vitórias e alegrias?

Graças ao bom Deus e ao aprendizado de uma sã doutrina já passei da fase de achar que minha fé é falsa porque tenho essas crises de pânico, pavor e ansiedade extrema. Não acredito que seja isso. Acredito piamente que cristãos passam por dificuldade e tem problemas como qualquer outra pessoa nesse mundo. Não é porque eu sigo a Jesus, que todos os meus problemas estão resolvidos. Longe disso! O que muda é a forma como eu passo por tudo isso, a maneira como encaro meus problemas e fraquezas e como eu lido com as minhas dificuldades.

Em Deus, encontro a força que eu preciso para lutar porque Ele me diz que quando sou fraca, então é que sou forte, porque é ELE quem me fortalece.
Em Deus eu posso ter a esperança de um novo dia e de que o sol vai raiar outra vez. Fases difíceis são momentâneas. Elas passam. SEMPRE passam!
Em Deus, posso crer que não é à toa que estou passando por dificuldade. Há uma grande lição por trás disso. Deus quer me ensinar algo, me fazer mais forte e ao mesmo tempo ter um coração quebrantado. Momentos difíceis geram quebrantamento de coração, que geram compaixão, e a compaixão me faz olhar para o meu próximo com um olhar mais parecido com o do Senhor.
Em Deus, ao passar por essas crises, me lembro que dependo Dele para TUDO! Minha vida está nas mãos Dele. Sou lembrada de que não sou independente, e que PRECISO de Deus em casa segundo da minha vida.
Em Deus, posso me alegrar e ser grata à Ele por toda a Sua graça manifestada em minha vida. Sim, porque mesmo em meio à dificuldades, posso ver a graça e a bondade do Senhor nas pequenas coisas. Coisas ordinárias do dia-a-dia que são verdadeiros milagres de Deus.

Nesses momentos de pânico minha fé é exercitada e cresce. Parece paradoxal, mas é a verdade. Não aprendemos a vencer nossos medos quando tudo está perfeito. É na dificuldade que é a hora de lutar, de crescer, de amadurecer na minha vida com Deus, de me aproximar Dele, de colocar a fé em ação e aprender grandes lições e de vencer meus medos. É fácil? Definitivamente não! Mas essa é “a vida como ela é”, sem fantasias e contos de fadas, sem mágica, sem fórmulas mirabolantes para resolver as questões da vida. É preciso lutar e suar muito. E crer, acima de tudo crer num Deus bom, que está perto e conhece todas as minhas fraquezas.

Meu conselho a você que está passando por dificuldade é: não se aflija, Deus está perto. Tudo isso tem um motivo, uma razão de ser. Deus tem um propósito para TUDO nessa vida. A bíblia diz que TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amama a Deus (Romanos 8:28). Você não está “a deriva”, sofrendo sem nenhuma razão. Você sairá do outro lado fortalecido. Se jogue nos braços do Pai e confie Nele para guiá-lo até o outro lado desse “vale da sombra da morte”. Ele é o Bom Pastor, lembra? E isso te basta.
Continuemos enfrentando os momentos difíceis com nossa fé no Senhor e nos fortalecendo Nele. O sol vai raiar outra vez.

Quero deixar aqui no final desse texto uma música que tenho ouvido muito nos últimos dias: Anchor da Bethel Music.

Tradução:

Âncora

Em cada estação, a cada mudança
Perto estás
Em cada tristeza
Tu és minha força
Perto estás
Uma paz na tempestade
A Tua voz eu seguirei
Na fraqueza eu me levanto
Lembrando que Tu deténs o mundo
Estou me agarrando na esperança
Estou me agarrando na graça
Estou deixando fluir completamente
Estou entregue a Teus caminhos
A âncora para a minha alma
Pai, Tu nunca mudarás
Eu te amo, eu te amo
Meu grande redentor
Meu amigo constante
Perto estás
Meu pai fiel
Tu me acolhes
Perto estás
Vou lembrar de Tua promessa para sempre
Minha força, meu defensor
Posso contar contigo
Tu és o meu salvador, minha esperança e meu abrigo
Teu amor é para sempre
Posso contar contigo

Tags: , , , , , ,


Share:

Comentários

Comente: